quarta-feira, 16 de julho de 2008

VAMOS ENSAIAR

O Vocacional Apresenta a partir de agora divulgará seus ensaios produzidos pelos artistas vocacionais: Walter Portela, Ângela Barros, Lilih Curi, Beto Moretto, Teca Spera, Paulo Faria, Cristina Losano, Maria Ângela, sob a batuta de Paco Abreu.
O nome ensaio foi escolhido por ser muito próximo ao nosso vocabulário teatral, em que, neste período de um processo é quando todas as ferramentas do fazer teatral se encontram num dialogo criativo, a partir de suas dramaturgias e em sintonia com o espetáculo.

E o ensaio também é uma ferramenta literária mais livre de impressões, sem uma forma definida, sem ser totalmente analítica ou crítica. Aqui os estilos narrativos é que tão o tom da prosa, a partir de seus autores, como os que aqui deixarão seus depoimentos, suas impressões, como quem escreve uma “carta para um amigo de teatro”, recheada de afeto e de admiração, porém cheias de opiniões e reflexões políticas, estéticas e artísticas.
Estes ensaios também tentam captar as primeiras impressões das apresentações nas terças do Teatro Vocacional nos equipamentos públicos da prefeitura, assim como, uma avaliação final a partir de todos debates após os espetáculos, os relatos técnicos feitos por toda a equipe desse módulo do Vocacional – que avalia as questões sobre a acolhida ao grupo, o seu ensaio técnico, a afinação da luz, do som, os horários combinados etc, para que a permanecia do grupo no equipamento, no teatro, seja como a permanecia do “amigo em nossa casa”.
O ensaio por vezes também é resultado de uma visita ao grupo, da ida ao ensaio, de uma entrevista, da seleção à apresentação da peça no Vocacional Apresenta – ou e também o resultado disso tudo acima.
Os ensaios são para todos e por todos.
Aqui é o espaço aberto para um diálogo permanente entre público, grupos de teatro e os artistas orientadores.

E vamos ensaiar!

Nenhum comentário: